isso que é sair da caixa: trenzinho para o dia das crianças...

Tem uma dinâmica em promoção de vendas, merchandising ou mesmo marketing que uso para avaliar o conhecimento e nível de criatividade dos alunos que é a de inventarem meios para se promover uma lanchonete.
A idéia é simples: A lanchonete vai inaugurar, dou algumas coordenadas limitando que a lanchonete é em um bairro afastado, mas em uma rua com movimento. Não coloco concorrentes próximos e deixo bem livre para ver o que eles conseguem criar.
Normalmente a pergunta TEMA é: Apenas um luminoso resolve para atrair clientes???
Essa dinâmica é muito boa pois vc consegue distinguir quais são os alunos criativos e quais pensam fora da caixa. Só de ver os grupos discutindo vc já consegue ver quais são os líderes e quais tem as boas idéias.
Normalmente os alunos tendem a ficar dentro da caixa e entregam respostas basicas tais como carro de som, panfletagem no bairro, e outras "respostas padrão".
Na tentativa de obter respostas mais criativas, depois de deixar eles discutirem um pouco o assunto mostro algum exemplo tal como recentemente do restaurante canibal (clique aqui para ver este post) e depois até consigo melhorar o nível das respostas, mesmo assim sinto que existe uma inercia estudantil a qual eles tentem a ficar no basico.
Alternativas fora da caixa que tem resultado NÃO EXISTEM EM LIVROS. Até hoje não encontrei um livro que desse várias dicas de como fazer ações de marketing ou de promoção de vendas diferentes. E justamente ai que tento mostrar aos alunos a importância das discussões em aula onde conseguimos obter a troca de experiências e quem sabe, idéias maravilhosas que poderão ser usadas no futuro.
Neste contexto gostaria de mostrar um case que encontrei esta semana e me lembrei da lanchonete.
Uma loja de roupas infantis que fica em um rua de movimento, num bairro afastado, fez algo diferente, fora da caixa, que tenho certeza que pode ser adaptado e melhorado para ser utilizado na divulgação de qualquer tipo de loja ou empresa. A idéia é simples: Pegue um daqueles trenzinhos, faça um cartaz e cole no trenzinho dizendo TRENZINHO DA LOJA XXX e escreva algo tipo INGRESSOS GRATUÍTOS - É SÓ IR NO PONTO NA RUA TAL....
Ou seja, para andar no trenzinho basta o cliente ir até a loja, retirar seu ingresso gratuíto e embarcar no trem.
Junto a isto mande o trenzinho passar no meio do centro LOTADO, com aquelas musicas infantis bem alto e as crianças acenando para todos.
O resultado é inevitavel: As crianças que estão com os pais no centro ao verem o tremzinho pedem para o pai. A única coisa que o pai tem que fazer é levar a criança até a loja. Deste modo vc consegue que muitas pessoas saiam do centro e dirijam-se até sua loja... Acho que já deu para sacar a idéia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário